Atualizada em 21/05/21 19:17

Recomendado pela CAPES/MEC em 10/02/2004, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do INF/UFG foi criado no mesmo ano, inicialmente com o nível de Mestrado. O Programa destina-se à formação de profissionais altamente qualificados para a pesquisa acadêmica e desenvolvimento tecnológico em Ciência da Computação.

Na Avaliação Trienal realizada pela CAPES em 2013, a nota do Programa foi elevada para 4, refletindo uma melhora consistente na formação de mestres e na produção científica.

Em 2018, a proposta de criação do nível de Doutorado no PPGCC foi aprovada pela CAPES, em substituição ao curso de Doutorado mantido até então em associação com a UFMS. A primeira turma do novo Doutorado iniciou suas atividades em março de 2019.

Objetivos

O PPGCC tem por objetivo formar profissionais altamente capacitados para atuar na pesquisa, docência e desenvolvimento de tecnologias na área de Computação. Os objetivos específicos do Programa incluem:

• Formar profissionais qualificados para atuarem na geração de conhecimento e tecnologias de Informática.
  • Promover a melhoria da qualidade do ensino de Computação, através da formação de docentes para atuarem em instituições de ensino superior.
  • Promover o avanço da pesquisa e inovação desenvolvidas no INF-UFG, consolidando as linhas de pesquisa e incentivando a colaboração entre alunos, docentes e membros da comunidade científica.
  • Contribuir para a solução de problemas regionais que demandam recursos e soluções computacionais, promovendo o desenvolvimento de inovações e o intercâmbio com o setor produtivo.

Em 2021, ao completar 17 anos de existência, o programa já formou quase 300 mestres nas mais diversas áreas da Computação. A primeira defesa de tese de doutorado no Programa ocorreu em abril do mesmo ano. Os egressos do Programa atuam em instituições de ensino superior públicas e privadas do país e do exterior, assim como no setor público e em empresas nacionais e internacionais do setor de tecnologia.