Perguntas Frequentes

Atualizada em 21/05/21 17:57

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO  EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFG 

Perguntas gerais sobre o programa

  1. Como funciona o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação stricto sensu?
  2. Qual a duração dos cursos?
  3. Os cursos do PPGCC-UFG são reconhecidos pela CAPES?
  4. Qual a área de concentração do PPGCC-UFG?
  5. Quais as linhas de pesquisa do PPGCC-UFG?
  6. Quais são as disciplinas oferecidas?
  7. Qual o horário das aulas?
  8. Os cursos oferecidos pelo PPGCC são pagos?
  9. Como é feita a seleção dos candidatos?
  10. Se eu for aprovado, terei bolsa de estudos automaticamente?
  11. Como é realizada a matrícula no PPGCC?
  12. Após a primeira matrícula no programa preciso renová-la?
  13. Quantos créditos são exigidos para integralização dos cursos?
  14. O que são Atividades Complementares?
  15. Quando e como devo solicitar o registro das minhas Atividades Complementares?
  16. O que é Estágio Docência?
  17. Como me inscrevo na atividade de Estágio Docência?
  18. O que é aluno especial?
  19. Quantas disciplinas o aluno especial pode cursar por semestre?
  20. Qual o limite para aproveitamento de disciplinas cursadas como aluno especial?
  21. Qual a forma de ingresso como aluno especial?
  22. Os alunos do PPGCC-UFG (regulares e especiais) terão um e-mail institucional?
  23. O que é Exame de Qualificação?
  24. Qual o procedimento para solicitar o exame de qualificação?
  25. Qual o prazo máximo para realização do exame de qualificação?
  26. Qual a composição da banca de qualificação?
  27. O que deve ser apresentado à banca na qualificação?
  28. Em caso de reprovação no Exame de Qualificação, serei desligado do programa?
  29. O que é depósito da dissertação/tese?
  30. Qual o procedimento para solicitar a defesa do produto final?
  31. Qual a composição da banca de defesa?
  32. Quanto tempo tenho após a defesa para entregar a versão final da minha dissertação/tese?
  33. Quanto tempo leva para o diploma ser emitido ?

 

Perguntas sobre admissão no programa de pós-graduação

  1. Quem pode se inscrever no PPGCC-UFG?
  2. Quando ocorre o processo seletivo?
  3. Tenho certificação de proficiência em língua estrangeira, preciso fazer o exame de suficiência em língua estrangeira do processo seletivo?
  4. Preciso autenticar os documentos solicitados para inscrição no processo seletivo?
  5. Preciso enviar frente e verso dos documentos solicitados?
  6. O que é POSCOMP?
  7. Para participar do processo seletivo do PPGCC-UFG é preciso ter realizado o POSCOMP?
  8. É necessário ter um orientador para se candidatar?
  9. Como me inscrevo no processo seletivo?
  10. Emiti a GRU referente à taxa de inscrição, mas não consigo efetuar o pagamento. O que devo fazer?
  11. Preciso enviar o comprovante de pagamento para fins de homologação da minha inscrição?
  12. Como posso acompanhar a minha inscrição?
  13. Posso substituir o arquivo com a minha documentação no sistema de inscrição?
  14. Existe algum modelo que possa orientar a elaboração do meu projeto de pesquisa?
  15. Quanto tempo tenho para apresentar meu projeto de pesquisa?
  16. Qual o prazo para interpor recurso aos resultados das fases do processo seletivo?
  17. Como protocolo recurso aos resultados das fases do processo seletivo?

 

Perguntas gerais sobre o programa

 

1) Como funciona o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação stricto sensu?

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) compreende os cursos de Mestrado e de Doutorado. Voltado para geração do conhecimento, destina-se à formação de profissionais para o exercício das atividades de docência, pesquisa e inovação em Computação.

Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o aluno deverá realizar disciplinas e desenvolver seu projeto de Dissertação ou Tese. O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da Dissertação ou da Tese, respectivamente. Maiores informações sobre o PPGCC podem ser consultadas no Regulamento do programa, disponível no menu O Programa.

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2)  Qual a duração dos cursos?

O Mestrado tem duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, e o Doutorado tem duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e máxima de 48 (quarenta e oito) meses, sendo possível prorrogação por até 6 (seis) meses para o Mestrado e até 12 (doze) meses para o Doutorado, mediante apresentação de requerimento com justificativa pertinente para a solicitação.

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3) Os cursos do PPGCC-UFG são reconhecidos pela CAPES?

Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGCC-UFG são recomendados pela CAPES, sendo atualmente avaliados com conceito 4 (quatro).

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4) Qual a área de concentração do PPGCC-UFG?

A área de concentração é em Ciência da Computação. Os alunos não devem confundir a área de concentração do Programa com a linha de pesquisa do orientador.

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5) Quais as linhas de pesquisa do PPGCC-UFG?

O PPGCC-UFG possui quatro linhas de pesquisa, a saber: 1) Fundamentos de Computação; 2) Metodologias e Técnicas de Computação; 3) Sistemas de Computação; e 4) Sistemas Inteligentes e Aplicações. Mais informações sobre as linhas de pesquisa no menu Pesquisa.

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6) Quais são as disciplinas oferecidas?

A oferta de disciplinas é definida semestralmente levando em consideração o conjunto de disciplinas do PPGCC-UFG, disponível no menu O Programa - Legislação.

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7) Qual o horário das aulas?

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira em horário a ser definido a cada semestre de acordo com a disponibilidade do professor que ministrará a disciplina, podendo ser no período matutino, vespertino ou noturno.

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8) Os cursos oferecidos pelo PPGCC são pagos?

Não, pois a Pós-Graduação stricto sensu é integrante do Sistema Nacional de Educação e, portanto, sujeita ao controle da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Nesse sentido, emerge a necessidade de respeito ao Inciso IV, do Art. 206 da Constituição Federal que prevê gratuidade de ensino público em estabelecimentos oficiais. Assim não há taxa de matrícula ou mensalidade, entretanto, é cobrada uma taxa de inscrição para viabilizar a realização do processo seletivo.

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9) Como é feita a seleção dos candidatos?

O processo de seleção do PPGCC-UFG é conduzido pela Comissão de Seleção, de acordo com o Regulamento do Programa e com os procedimentos definidos no Edital de Seleção. O Edital conterá as regras e exigências para ingressar no curso, regras estas que podem variar de um processo para outro. Via de regra têm sido requisitos para seleção: prova de inglês (Fase 1), projeto de pesquisa e nota POSCOMP (opcional) (Fase 2) e avaliação curricular (Fase 3).

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10) Se eu for aprovado, terei bolsa de estudos automaticamente?

Não. O aluno deve inscrever-se, no ato da matrícula semestral, para concorrer a bolsa, por meio de formulário específico disponível em https://ww2.inf.ufg.br/ppgcc/formularios. O PPGCC-UFG possui um número limitado de bolsas de estudos financiadas pela CAPES (Programa de Demanda Social - Regulamentado pela Portaria CAPES nº 76/2015) e CNPq que são alocadas pela Comissão de Bolsas e Acompanhamento Discente do PPGCC-UFG à medida que ficam disponíveis com base nos critérios utilizados no processo de seleção do PPGCC que priorizem o mérito acadêmico e a dedicação exclusiva no curso. As Normas para concessão de bolsas do PPGCC-UFG podem ser consultadas no menu O Programa.

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11) Como é realizada a matrícula no PPGCC? 

A primeira matrícula no programa é realizada por meio de formulário impresso disponibilizado pela secretaria do programa, enquanto que a matrícula dos alunos veteranos é solicitada diretamente no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação (SIGAA), online.

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12) Após a primeira matrícula no programa preciso renová-la?

Sim, as matrículas devem ser renovadas semestralmente nas datas definidas no Calendário Acadêmico do ano vigente. As disciplinas que serão cursadas em cada semestre devem ser definidas pelo aluno em conjunto com o seu orientador. Caso o aluno não efetive sua matrícula dentro do período previsto, este será desligado do programa.

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13) Quantos créditos são exigidos para integralização dos cursos?

O aluno de Mestrado precisa integralizar 20 (vinte) créditos, sendo 18 (dezoito) deles em disciplinas e 2 (dois) em atividades complementares. Os créditos em disciplinas serão assim distribuídos: 8 (oito) créditos em obrigatórias gerais, que devem ser cursadas por todos os alunos de Mestrado: EDPA (4 - quatro créditos) e Metodologia Científica (4 - quatro créditos); e 10 (dez) créditos em outras disciplinas: sendo  4 (quatro) créditos obrigatoriamente na linha de pesquisa do aluno.

O aluno de Doutorado precisa integralizar 24 (vinte e quatro) créditos, sendo 20 (vinte) créditos em disciplinas e 4 (quatro) em atividades complementares. Os créditos em disciplinas serão assim distribuídos: 4 (quatro) créditos na linha de Fundamentos de Computação (obrigatório para todos os alunos); 16 (dezesseis) créditos em outras disciplinas, sendo que pelo menos duas disciplinas devem ser de linhas de pesquisa diferentes. Além disso, poderão ser cursados até quatro Estudos Dirigidos (Estudo Dirigido I, II, III e IV), valendo 2 (dois) créditos cada.

A Estrutura Curricular do PPGCC-UFG está disponível para consulta no menu O Programa - Legislação.

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14) O que são Atividades Complementares?

Atividades Complementares são atividades obrigatórias para a integralização curricular do PPGCC, elas podem ser escolhidas e desenvolvidas pelos discentes durante o período de vínculo, realizadas com a finalidade de ampliar a qualificação e reconhecer a contribuição do aluno às atividades relacionadas ao programa. Constituem-se atividades complementares a participação em: I. atividades de docência; II. atividades de produção científica; III. atividades de qualificação; e IV. atividades de representação. A Resolução que regulamenta as Atividades Complementares do PPGCC-UFG pode ser consultada no menu O Programa - Legislação.

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15) Quando e como devo solicitar o registro das minhas Atividades Complementares?

A integralização dos créditos se dará somente depois de atingido o total de 2 (dois) créditos para o Mestrado e 4 (quatro) créditos para o Doutorado, conforme previsto no Regulamento Específico do Programa, e será condicionada à apresentação na secretaria do curso dos documentos comprobatórios acompanhados de formulário próprio disponibilizado no portal do programa. As Atividades Complementares deverão ser integralizadas até a data prevista para o depósito da dissertação/tese.

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16) O que é Estágio Docência?

O Estágio Docência é parte integrante da formação do pós-graduando objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação, sendo obrigatório, e portanto sem equivalência em créditos, para bolsistas do Programa de Demanda Social da CAPES, e optativa para os demais alunos (neste caso a atividade confere créditos de atividades complementares). 

Será considerado Estágio Docência a participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como: preparação e ministração de aulas teóricas e/ou práticas, participação em processos de avaliação referendada pelo professor responsável, aplicação ou desenvolvimento de métodos ou técnicas pedagógicas, realização de estudo dirigido, seminários, minicursos e elaboração de material didático, desenvolvidas sob responsabilidade e acompanhamento efetivo do orientador e do professor responsável pela disciplina, quando forem diferentes, e realizadas no âmbito da UFG.

A carga horária total mínima do Estágio Docência será de 32 (trinta e duas) horas para estudantes de Mestrado e de 64 (sessenta e quatro) horas para estudantes de Doutorado.

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17) Como me inscrevo na atividade de Estágio Docência?

A inscrição na atividade de Estágio Docência é realizada por meio de formulário próprio, a ser entregue na secretaria do programa em data definida no Calendário Acadêmico. Ao término do estágio é preciso entregar o relatório das atividades realizadas, cujo modelo está disponível no menu Procedimentos e Formulários. 

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18) O que é aluno especial?

É todo aquele que queira se inscrever para cursar disciplinas isoladas oferecidas no PPGCC-UFG. O Aluno Especial deve participar de um processo seletivo, e, sendo aprovado, poderá se inscrever nas disciplinas isoladas no semestre vigente, a depender do número de vagas. No entanto, não há vínculo efetivo dos Alunos Especiais com o Programa (eles não possuem número de matrícula). Para vincular-se ao Programa, o Aluno Especial deverá ser aprovado no Processo Seletivo como Aluno Regular e matricular-se como tal. Posteriormente, poderá requerer o aproveitamento dos créditos obtidos como aluno especial, desde que tenha alcançado como nota os conceitos “A”, “B” ou "C" e que o prazo de conclusão da disciplina não ultrapasse 05 (cinco) anos. A seleção de alunos especiais é regida por edital específico a ser divulgado no site do PPGCC.

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19) Quantas disciplinas o aluno especial pode cursar por semestre?

O aluno especial pode cursar apenas 1 (uma) disciplina por semestre, conforme consta da Resolução CPG nº 02/2014 – Resolução sobre alunos especiais - disponível em https://ww2.inf.ufg.br/ppgcc/legislacao. É importante ressaltar que não é possível concluir o mestrado/doutorado como aluno especial. 

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20)  Qual o limite para aproveitamento de disciplinas cursadas como aluno especial?

De acordo com a Resolução CEPEC 1403 de 2016, o aluno poderá solicitar o aproveitamento de 50% (cinquenta por cento) do total de créditos necessários à integralização curricular, o que corresponde a 2 (duas) disciplinas de 4 (quatro) créditos ou 64h (sessenta e quatro horas) cada, uma vez que não há no programa disciplinas que confiram 1 (um) e/ou 2 (dois) créditos.

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21) Qual a forma de ingresso como aluno especial?

O candidato deve se inscrever no edital específico para este fim. As regras específicas, as datas do processo seletivo e as disciplinas ofertadas serão definidas em Edital de Seleção Simplificado, publicado antes do início de cada semestre letivo.

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22) Os alunos do PPGCC-UFG (regulares e especiais) terão um e-mail institucional?

Sim. Iniciadas as aulas, a secretaria providenciará uma lista com os nomes de todos os alunos regulares e especiais e encaminhará ao Núcleo de Recursos Computacionais (NRC) do INF para que sejam criados login e senha para uso do e-mail do INF. Quando já estiverem disponíveis, as credenciais de acesso serão enviadas para os endereços eletrônicos particulares informados pelos candidatos em suas respectivas fichas de inscrição.  O Webmail do Instituto de Informática é acessado através do sistema Horde, cujo link de acesso pode ser obtido em https://inf.ufg.br/p/30143-webmail. É imprescindível que os alunos mantenham acesso frequente às suas contas de e-mail institucional, uma vez que todos os informes da secretaria do Programa são feitos por este e-mail. É importante ressaltar que as contas de e-mail do INF são encerradas ao final do vínculo do aluno com a Instituição.

Além do Webmail do Instituto de Informática, a Universidade Federal de Goiás também oferece serviço de e-mail para comunicação institucional.

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23) O que é Exame de Qualificação?

O Exame de Qualificação tem o objetivo de verificar o andamento da pesquisa que comporá o produto final e avaliar a maturidade acadêmico-científica do estudante antes da defesa pública.

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24) Qual o procedimento para solicitar o exame de qualificação?

O orientador deverá protocolar solicitação de exame de qualificação, via SEI, quando o aluno completar 15 (quinze) meses no curso de Mestrado, e 23 (vinte e três) meses no curso de Doutorado. O texto deverá ser disponibilizado pelo aluno à banca no formato que cada membro da banca solicitar.

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25) Qual o prazo máximo para realização do exame de qualificação?

A qualificação deverá acontecer no máximo 16 (dezesseis) meses após o ingresso do aluno de mestrado, e 24 (vinte e quatro) meses do aluno de doutorado. Para tal, o pedido de qualificação deverá protocolado 30 dias antes de esgotado o prazo. Será aceita uma prorrogação de até 6 (seis) meses no prazo para qualificação para o curso de doutorado, mediante solicitação com justificativa pertinente.

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26) Qual a composição da banca de qualificação?

A banca deverá conter no mínimo três professores doutores internos ou externos ao programa, sendo um deles o orientador do aluno. Caso o aluno possua coorientador e este participe da banca,  um quarto professor doutor deverá integrar a banca, pois o coorientador não deve ser considerado no cômputo da quantidade de membros.

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27) O que deve ser apresentado à banca na qualificação?

O texto apresentado deverá conter, no mínimo, a descrição do problema de pesquisa, revisão bibliográfica, objetivo, abordagem de solução e cronograma de atividades até a defesa. A banca examinadora avaliará a proposta segundo a qualidade do texto, mérito da proposta para uma dissertação/tese e viabilidade de conclusão no prazo.

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28) Em caso de reprovação no Exame de Qualificação, serei desligado do programa?

Não, o estudante poderá reapresentar o Exame de Qualificação, no prazo de até 60 (sessenta) dias após a realização do exame, para curso de mestrado, e até 180 (cento e oitenta) dias após a realização do exame, para curso de doutorado. Será desligado do programa o aluno que for reprovado pela segunda vez no Exame de Qualificação.

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29) O que é depósito da dissertação/tese?

O depósito consiste na entrega, na secretaria, de um CD/DVD contendo o PDF da dissertação/tese, e deve ser realizado quando o aluno completar 24 (vinte e quatro) meses no curso de Mestrado e 48 (quarenta e oito) meses no curso de Doutorado, e estiver apto a realizar a sua defesa.

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30) Qual o procedimento para solicitar a defesa do produto final? 

O orientador deverá protocolar solicitação de defesa, via SEI, 30 (trinta) dias após o depósito da dissertação/tese, podendo esta ser realizada nos próximos 30 (trinta) dias. O formulário de nomeação da banca deverá ser assinado pelo orientador e aluno. A dissertação/tese deverá ser disponibilizada pelo aluno à banca no formato que cada membro da banca solicitar.

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31) Qual a composição da banca de defesa?

O produto final será julgado por uma comissão examinadora composta por: 

  1. 3 (três) examinadores portadores do título de Doutor ou equivalente para o Mestrado, sendo, no mínimo, um externo ao Programa ou à UFG; 
  2. 5 (cinco) examinadores portadores do título de Doutor ou equivalente para o Doutorado, sendo, no mínimo, dois externos ao Programa ou à UFG.

Caso o aluno possua coorientador, este não deve ser considerado no cômputo da quantidade de membros. As comissões examinadoras de Mestrado e Doutorado terão um examinador suplente interno e um suplente externo ao PPGCC-UFG.

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32) Quanto tempo tenho após a defesa para entregar a versão final da minha dissertação/tese?

 O estudante terá até 30 (trinta) dias para entregar uma versão finalizada do produto final, incorporando, se for o caso, as sugestões feitas pelos examinadores durante a defesa, para fins de depósito do produto final na Biblioteca da UFG. A secretaria do programa informará o aluno, após a defesa, os procedimentos e documentos necessários para a solicitação do diploma de mestre/doutor.

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33) Quanto tempo leva para o diploma ser emitido ?

Após a entrega da documentação o aluno deverá acompanhar o trâmite do processo junto ao CGA (Telefone: 3521-1120) . Via de regra, em 40 (quarenta) dias o aluno pode retirar o diploma no CGA (guichê 5, térreo - Prédio da Reitoria), mas esse prazo pode variar de acordo à demanda do CGA para confecção e registro de diplomas.

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Perguntas sobre admissão no programa

 

1) Quem pode se inscrever no PPGCC-UFG?

Portadores de diploma de curso superior de graduação plena em Ciência da Computação ou áreas afins (Mestrado), e Mestres em Ciência da Computação ou áreas afins (Doutorado), devidamente reconhecidos pelo MEC, assim como concluintes que comprovem essa condição mediante documento expedido pela coordenação do curso que ateste estarem aptos a obter a titulação antes da primeira matrícula no Programa.

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2) Quando ocorre o processo seletivo?

O Processo Seletivo do PPGCC-UFG ocorre pelo menos uma vez ao ano, por meio da publicação do Edital de Seleção na página do Programa, preferencialmente no segundo semestre para ingresso no primeiro e segundo semestre do ano posterior. Excepcionalmente, o processo seletivo pode ocorrer no primeiro semestre do ano para ingresso no semestre seguinte. É importante ressaltar que, a realização de processo seletivo ficará condicionada à disponibilização de vagas pelos professores do programa, respeitando-se as cotas de orientação estipuladas pela CAPES.

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3) Tenho certificação de proficiência em língua estrangeira, preciso fazer o exame de suficiência em língua estrangeira do processo seletivo?

No Edital de Seleção são definidos os certificados de língua estrangeira e a pontuação mínima necessária para que o candidato tenha equivalência ao exame de suficiência em língua estrangeira do processo seletivo. Para ser possível a equivalência dos exames, o certificado válido precisa ser enviado juntamente com a documentação do candidato no ato da inscrição.

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4) Preciso autenticar os documentos solicitados para inscrição no processo seletivo?

Para participar do processo seletivo do PPGCC não é necessário a autenticação dos documentos solicitados. No entanto, em caso de aprovação os originais devem ser apresentados juntamente com as cópias no ato da matrícula para autenticação administrativa.

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5) Preciso enviar frente e verso dos documentos solicitados?

Os documentos de identificação, diplomas e históricos escolares precisam ser encaminhados frente e verso sempre que houver informação contida no verso. Em geral, as informações de registro do diploma estão contidas em seu verso.

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6) O que é POSCOMP? 

O POSCOMP é o Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação aplicado em todas as regiões do país que testa conhecimentos na área de computação. Ele tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação. 

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7) Para participar do processo seletivo do PPGCC-UFG é preciso ter realizado o POSCOMP?

A grande maioria dos Programas de Pós-Graduação no país utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo. É o caso do PPGCC-UFG, cujo POSCOMP integra em 20% (vinte por cento) a nota da Fase 2 do processo seletivo, desde que o exame tenha sido realizado nos últimos três anos e a nota obtida seja maior ou igual à média nacional do POSCOMP para o ano realizado. É importante destacar que a entrega pelo candidato de um dos resultados do POSCOMP não é obrigatória.  Caso o candidato não apresente a nota do POSCOMP, ou caso a nota do POSCOMP apresentada seja menor que a média nacional do ano, não será atribuída pontuação ao exame. Para instruções sobre o POSCOMP o candidato deve buscar informações no site da Sociedade Brasileira de Computação.

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8) É necessário ter um orientador para se candidatar?

Não é necessário. Entretanto, recomenda-se que os candidatos interessados em participar do processo seletivo entrem em contato com os docentes do PPGCC-UFG a fim de conhecerem melhor as linhas de pesquisa e áreas de atuação dentro do Programa. Desta forma, os candidatos podem alinhar seus interesses de pesquisa com aqueles de seus possíveis futuros orientadores (caso venham a ser aprovados no processo seletivo). Esse contato também é interessante para que o candidato possa avaliar e ajustar a pertinência de seu projeto de pesquisa (a ser submetido como parte do processo seletivo) com a linha de pesquisa pretendida.  

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9) Como me inscrevo no processo seletivo?

As inscrições são realizadas no período estabelecido, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico informado no Edital de Seleção.

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10) Emiti a GRU referente à taxa de inscrição, mas não consigo efetuar o pagamento. O que devo fazer?

Após a geração da GRU, faz-se necessário aguardar o registro do boleto pelo Banco do Brasil que será realizado pelo Departamento de Contabilidade e Finanças da UFG. Esse registro deverá ocorrer em até 2 (dois) dias úteis após o envio do arquivo de remessa ao Banco do Brasil. O pagamento da GRU somente poderá ser realizado após este período de 2 (dois) dias úteis, contados a partir da data de sua emissão.

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11) Preciso enviar o comprovante de pagamento para fins de homologação da minha inscrição?

A menos que seja solicitado pela Comissão de Seleção e/ou Coordenação do PPGCC, não é preciso enviar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, uma vez que os pagamentos são acompanhados via sistema. Caso no sistema de inscrição ainda conste que o pagamento está pendente, mesmo tendo sido realizado, é preciso aguardar a baixa do boleto no sistema bancário, que pode ocorrer em até 72h após o pagamento.

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12) Como posso acompanhar a minha inscrição?

Concluída a solicitação de inscrição os dados referentes ao(à) candidato(a) ficarão disponíveis para consulta, conferência, substituição (dentro do prazo de inscrição) e acompanhamento no link "Acompanhe sua Inscrição", disponibilizado na página do Programa.

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13) Posso substituir o arquivo com a minha documentação no sistema de inscrição?

Sim, desde que a substituição do arquivo seja realizada dentro do prazo de inscrição.

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14) Existe algum modelo que possa orientar a elaboração do meu projeto de pesquisa?

Sim, o modelo do projeto de pesquisa fica disponível para consulta e download no menu Admissão.

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15) Quanto tempo tenho para apresentar meu projeto de pesquisa?

O exame terá duração máxima de 40 minutos, sendo que o candidato terá até 20 minutos para realizar uma EXPOSIÇÃO ORAL sobre o seu projeto de pesquisa e a sua trajetória profissional e acadêmica. A banca examinadora terá até 20 minutos para arguir o candidato.

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16) Qual o prazo para interpor recurso aos resultados das fases do processo seletivo?

O prazo de recurso referente aos resultados das fases do processo seletivo será de 48 (quarenta e oito) horas, a partir do horário de divulgação da homologação. Caso o prazo de 48 (quarenta e oito) horas mencionado vença em final de semana ou feriado, será admitido o recurso no primeiro dia útil subsequente.

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17) Como protocolo recurso aos resultados das fases do processo seletivo?

O recurso deve ser formalizado em um documento de texto (anexo ao e-mail) contendo os argumentos contrários ao resultado e enviado para o endereço eletrônico selecaoppgcc@inf.ufg.br, com o assunto “Recurso Resultado da Fase 1, 2, ou 3 - Edital nºxx/202x, dentro dos prazos estabelecidos no Edital de Seleção. Não existe um modelo para a redação do recurso, o texto é livre, e deve conter a assinatura do(a) candidato(a).

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