Perguntas Frequentes Admissão

Updated at 05/14/21 20:55

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFG

  1. Quem pode se inscrever no PPGCC-UFG?
  2. Quando ocorre o processo seletivo?
  3. Tenho certificação de proficiência em língua estrangeira, preciso fazer o exame de suficiência em língua estrangeira do processo seletivo?
  4. Preciso autenticar os documentos solicitados para inscrição no processo seletivo?
  5. Preciso enviar frente e verso dos documentos solicitados?
  6. O que é POSCOMP?
  7. Para participar do processo seletivo do PPGCC-UFG é preciso ter realizado o POSCOMP?
  8. É necessário ter um orientador para se candidatar?
  9. Como me inscrevo no processo seletivo?
  10. Emiti a GRU referente à taxa de inscrição, mas não consigo efetuar o pagamento. O que devo fazer?
  11. Preciso enviar o comprovante de pagamento para fins de homologação da minha inscrição?
  12. Como posso acompanhar a minha inscrição?
  13. Posso substituir o arquivo com a minha documentação no sistema de inscrição?
  14. Existe algum modelo que possa orientar a elaboração do meu projeto de pesquisa?
  15. Quanto tempo tenho para apresentar meu projeto de pesquisa?
  16. Qual o prazo para interpor recurso aos resultados das fases do processo seletivo?
  17. Como protocolo recurso aos resultados das fases do processo seletivo?

1) Quem pode se inscrever no PPGCC-UFG?

Portadores de diploma de curso superior de graduação plena em Ciência da Computação ou áreas afins (Mestrado), e Mestres em Ciência da Computação ou áreas afins (Doutorado), devidamente reconhecidos pelo MEC, assim como concluintes que comprovem essa condição mediante documento expedido pela coordenação do curso que ateste estarem aptos a obter a titulação antes da primeira matrícula no Programa.

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2) Quando ocorre o processo seletivo?

O Processo Seletivo do PPGCC-UFG ocorre pelo menos uma vez ao ano, por meio da publicação do Edital de Seleção na página do Programa, preferencialmente no segundo semestre para ingresso no primeiro e segundo semestre do ano posterior. Excepcionalmente, o processo seletivo pode ocorrer no primeiro semestre do ano para ingresso no semestre seguinte. É importante ressaltar que, a realização de processo seletivo ficará condicionada à disponibilização de vagas pelos professores do programa, respeitando-se as cotas de orientação estipuladas pela CAPES.

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3) Tenho certificação de proficiência em língua estrangeira, preciso fazer o exame de suficiência em língua estrangeira do processo seletivo?

No Edital de Seleção são definidos os certificados de língua estrangeira e a pontuação mínima necessária para que o candidato tenha equivalência ao exame de suficiência em língua estrangeira do processo seletivo. Para ser possível a equivalência dos exames, o certificado válido precisa ser enviado juntamente com a documentação do candidato no ato da inscrição.

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4) Preciso autenticar os documentos solicitados para inscrição no processo seletivo?

Para participar do processo seletivo do PPGCC não é necessário a autenticação dos documentos solicitados. No entanto, em caso de aprovação os originais devem ser apresentados juntamente com as cópias no ato da matrícula para autenticação administrativa.

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5) Preciso enviar frente e verso dos documentos solicitados?

Os documentos de identificação, diplomas e históricos escolares precisam ser encaminhados frente e verso sempre que houver informação contida no verso. Em geral, as informações de registro do diploma estão contidas em seu verso.

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6) O que é POSCOMP? 

O POSCOMP é o Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação aplicado em todas as regiões do país que testa conhecimentos na área de computação. Ele tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação. 

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7) Para participar do processo seletivo do PPGCC-UFG é preciso ter realizado o POSCOMP?

A grande maioria dos Programas de Pós-Graduação no país utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo. É o caso do PPGCC-UFG, cujo POSCOMP integra em 20% (vinte por cento) a nota da Fase 2 do processo seletivo, desde que o exame tenha sido realizado nos últimos três anos e a nota obtida seja maior ou igual à média nacional do POSCOMP para o ano realizado. É importante destacar que a entrega pelo candidato de um dos resultados do POSCOMP não é obrigatória.  Caso o candidato não apresente a nota do POSCOMP, ou caso a nota do POSCOMP apresentada seja menor que a média nacional do ano, não será atribuída pontuação ao exame. Para instruções sobre o POSCOMP o candidato deve buscar informações no site da Sociedade Brasileira de Computação.

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8) É necessário ter um orientador para se candidatar?

Não é necessário. Entretanto, recomenda-se que os candidatos interessados em participar do processo seletivo entrem em contato com os docentes do PPGCC-UFG a fim de conhecerem melhor as linhas de pesquisa e áreas de atuação dentro do Programa. Desta forma, os candidatos podem alinhar seus interesses de pesquisa com aqueles de seus possíveis futuros orientadores (caso venham a ser aprovados no processo seletivo). Esse contato também é interessante para que o candidato possa avaliar e ajustar a pertinência de seu projeto de pesquisa (a ser submetido como parte do processo seletivo) com a linha de pesquisa pretendida.  

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9) Como me inscrevo no processo seletivo?

As inscrições são realizadas no período estabelecido, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico informado no Edital de Seleção.

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10) Emiti a GRU referente à taxa de inscrição, mas não consigo efetuar o pagamento. O que devo fazer?

Após a geração da GRU, faz-se necessário aguardar o registro do boleto pelo Banco do Brasil que será realizado pelo Departamento de Contabilidade e Finanças da UFG. Esse registro deverá ocorrer em até 2 (dois) dias úteis após o envio do arquivo de remessa ao Banco do Brasil. O pagamento da GRU somente poderá ser realizado após este período de 2 (dois) dias úteis, contados a partir da data de sua emissão.

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11) Preciso enviar o comprovante de pagamento para fins de homologação da minha inscrição?

A menos que seja solicitado pela Comissão de Seleção e/ou Coordenação do PPGCC, não é preciso enviar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, uma vez que os pagamentos são acompanhados via sistema. Caso no sistema de inscrição ainda conste que o pagamento está pendente, mesmo tendo sido realizado, é preciso aguardar a baixa do boleto no sistema bancário, que pode ocorrer em até 72h após o pagamento.

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12) Como posso acompanhar a minha inscrição?

Concluída a solicitação de inscrição os dados referentes ao(à) candidato(a) ficarão disponíveis para consulta, conferência, substituição (dentro do prazo de inscrição) e acompanhamento no link "Acompanhe sua Inscrição", disponibilizado na página do Programa.

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13) Posso substituir o arquivo com a minha documentação no sistema de inscrição?

Sim, desde que a substituição do arquivo seja realizada dentro do prazo de inscrição.

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14) Existe algum modelo que possa orientar a elaboração do meu projeto de pesquisa?

Sim, o modelo do projeto de pesquisa fica disponível para consulta e download no menu Admissão.

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15) Quanto tempo tenho para apresentar meu projeto de pesquisa?

O exame terá duração máxima de 40 minutos, sendo que o candidato terá até 20 minutos para realizar uma EXPOSIÇÃO ORAL sobre o seu projeto de pesquisa e a sua trajetória profissional e acadêmica. A banca examinadora terá até 20 minutos para arguir o candidato.

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16) Qual o prazo para interpor recurso aos resultados das fases do processo seletivo?

O prazo de recurso referente aos resultados das fases do processo seletivo será de 48 (quarenta e oito) horas, a partir do horário de divulgação da homologação. Caso o prazo de 48 (quarenta e oito) horas mencionado vença em final de semana ou feriado, será admitido o recurso no primeiro dia útil subsequente.

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17) Como protocolo recurso aos resultados das fases do processo seletivo?

O recurso deve ser formalizado em um documento de texto (anexo ao e-mail) contendo os argumentos contrários ao resultado e enviado para o endereço eletrônico selecaoppgcc@inf.ufg.br, com o assunto “Recurso Resultado da Fase 1, 2, ou 3 - Edital nºxx/202x, dentro dos prazos estabelecidos no Edital de Seleção. Não existe um modelo para a redação do recurso, o texto é livre, e deve conter a assinatura do(a) candidato(a).

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